domingo, 5 de agosto de 2007

Um clip por uma casa ... o poder cibernautico

Esta "aventura" foi partilhada no oneredpaperclip.blogspot.com

"É certo que o clip é uma das invenções simultaneamente mais simples e geniais da história, mas o seu valor comercial está longe do de uma casa. Com a mesma simplicidade (e também golpe de génio), um homem quer agora trocar este pequeno objecto por uma casa.

A história é longa e tem o seu toque de surrealismo, mas trata-se apenas de um fenómeno em cadeia desencadeado por um homem com uma ideia.
Kyle MacDonald tinha apenas um clip vermelho, mas queria muito mais. O objectivo do canadiano era, através de leilões na web, ir trocando o seu objecto por um melhor, até conseguir uma casa. Embora o seu sonho ainda não se tenha concretizado, já esteve mais longe. Em menos de um ano, MacDonald já conseguiu o aluguer de uma casa durante um ano inteiro, de graça.

A odisseia


Foi em Julho de 2005 que tudo começou.
McDonald colocou o seu clip vermelho num site de classificados, o Craigslist, pedindo em troca apenas algo melhor.Em Vancouver conseguiu uma caneta em forma de peixe em troca do clip.No mesmo dia deslocou-se a Seatle onde, no Aeroporto, encontrou a artista Annie Robbins, que vira o seu anúncio no site.
Apreciando a atitude que considerou anti-consumista, a artista aceitou a troca por uma maçaneta de cerâmica, feita pelo filho de um artista amigo.
O próximo da lista foi Shawn Sparks, grande fã das trocas do Craigslist, que ofereceu a McDonald um fogareiro de acampamento.Este objecto foi depois trocado por um gerador e, posteriormente, por um "pacote de festa instantâneo", em Nova Iorque. O kit era constituído por um barril de cerveja e um neon.Depois de algumas peripécias, o negociador foi a Montreal, onde conseguiu trocar o gerador por mota de neve. Entretanto, uma revista da especialidade ofereceu-lhe uma viagem até Yahk, uma vila nas montanhas canadianas. O passeio levou-o até Bruno Taillefer, que trabalhava numa empresa de mudanças e conseguiu um camião da companhia para MacDonald.O veículo seguiu, desta feita, para um músico que procurava um transporte para o seu equipamento. Em troca, o músico arranjou um contrato para qualquer artista gravar.O contrato foi para Jody Gnant, uma cantora de Phoenix, dona de um apartamento duplex, onde Kyle MacDonald está agora.
Em menos de um ano, Kyle conseguiu trocar um clipe de papel vermelho por um ano de alojamento."

1 comentário:

Anónimo disse...

Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso.(If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada.If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).